O FILÓSOFO A CIDADEZINHA BONITA E O MAR.
Samuel Zacchi é professor de matemática na UFSC.
Dos bons.
Ele está entre aqueles sobre os quais Einstein falou que: “desde que os matemáticos começaram a estudar a minha Teoria da Relatividade já não a entendo mais”. Não esquente. Matemática Pura é difícil mesmo.
Samuel e a família bonita moram numa cidade linda e pequena:
Palhoça, SC. E Palhoça fica na beira do mar. Esse mar… E ele toca violão, gente. Música popular brasileira é com ele mesmo! Barzinhos e os grandes papos da vida. Horas de conversa com ele passam rápidas! Tem alunos particulares que aprendem a arte de matematizar-se… e pensar!
…E ele tem um hábito com qual ele simplifica, (não complica como aqueles matemáticos dos quais o Einstein reclamava) o contar e viver a coisa fascinante do grupo pequeno…
Ele acredita num grupo pequeno onde livremente pessoas falam sobre conceitos, idéias, ajudam-se desenvolvem amizade e incorporam na vida as coisas que sacaram. Uma parte das idéias vem de documentos da literatura mundial chamados de velho e novo testamento. E outros livros. E no dia que a gente chama de hoje ele e seu grupo são antes de tudo dinâmicos! Nada religioso e estruturado. Vivas e dinâmicas idéias que constroem magias práticas do dia e na vida. Assim ele e família vivem, curtem o mar…
E pessoas… Indivíduos!
Um filósofo pós-moderno que ama perguntas e jamais impõe respostas. A arte de pensar e viver.
A vida me deu um grande presente. Tenho poucos amigos assim e de vez em quando vou convidar um ou outro aqui no nosso boteco.
Abraços.