“Todas as coisas boas
são selvagens e livres.”
Henry Thoreau
FILOSOFIA
“Será que o cidadão deve, por um momento sequer, renunciar à sua consciência em favor do legislador?”
HENRY DAVID THOREAU
PERÍODO DE VIDA: 1817-1862
Vamos colocá-lo no departamento de Filosofia Política. E o jeito dele… claro, o não conformismo.
Um passeio pelo pensamento assemelhado antes de Thoreau.
– Em 340 a.C. Aristóteles jurava que a cidade-estado é mais importante do que o individuo.
– E nos idos de 1651, Thomas Hobbes diz que uma sociedade sem um governo forte tende à anarquia.
– Em 1762, em o Contrato Social Jean Jacques Rousseau propõe o governo pela vontade do povo.
– Em 1907 Mahatma Gandhi cita o nosso amigo Thoreau como influência em sua campanha de resistência passiva na África do Sul.
– Em 1930, Mahatma Gandhi promoveu outra famosa campanha de desobediência civil contra o domínio Inglês na Índia com a Marcha do Sal feita em protesto contra as injustas leis de controle da produção de sal.
– Em 1964, Martin Luther King ganha o Nobel da Paz por sua campanha para acabar com a discriminação racial por meio da desobediência civil e não cooperação.
Thoreau pensava que a lei do homem suprime em vez de proteger as liberdades civis. Ele cria que os partidos políticos eram parciais e que suas políticas iam contra as nossas crenças morais. Por isso, cria ele, era o dever do individuo protestar contra as leis injustas. Segundo ele aceitar passivamente estas leis, dava a elas um fundamento prático e ‘constitucional’. Em seu famoso ensaio A DESOBEDIÊNCIA CIVIL, em 1849 Thoreau propõe o direito do cidadão à objeção consciente por meio de não cooperação e resistência não violenta ao Estado.
As idéias de Thoreau contrastavam com as do seu famoso contemporâneo Karl Max e com o espírito revolucionário da época na Europa que exigiam ação violenta. As idéias de Thoreau foram posteriormente aceitas e adotadas por numerosos líderes de movimentos de resistência como Mahatama Gandhi e Martin Luther King.
Você acha que realmente ‘todas as coisas boas são selvagens e livres’? Por quê? Confesse que você gostou da possibilidade de ser um desobediente com bases filosóficas! Pode falar. Não seja tímido… conte pra gente. Fica só entre nós!
Um abraço.